quarta-feira, 28 de maio de 2008

Viagem para Tunísia





A viagem pra Tunísia foi a minha primeira experiência em um universo cultural totalmente influenciado pela cultura e pelos valores do mundo muçulmano. E vivenciar isto me fez ver o mundo de uma forma nova.
A troca musical foi muito intensa por estarmos participando de um festival internacional e conheci muitos músicos de outras nacionalidades, com quem pude também tocar nas jams no hotel, de madrugada. Entre estes músicos, me impressionaram muito o baterista italiano Roberto Gatto e o saxofonista Jaques Schwartz-Bart da Ilha Guadalupe .
O show com o Raul foi como uma goleada da seleção brasileira. Euforia na platéia entre os poucos brasileiros presentes e os tunisianos boquiabertos. Estes se hipnotizaram pela energia contagiante e espontânea da música brasileira, que reflete o espírito do nosso povo.O local do concerto era uma antiga residência de um barão que apoiava as artes e virou um museu da música da Tunísia.Um local muito bonito e mágico, que nos foi apresentado por uma pessoa muito especial, o Sr. Munir.
No dia seguinte realizamos um workshop numa Universidade de música em Tunis, onde mostramos um pouco da nossa cultura aos estudantes tunisianos.
Quando a gente está fora do nosso país consegue perceber quais são as diferenças culturais com outros povos. E consegue assim identificar o que é naturalmente nosso. A simpatia, a alegria, a amizade (falando das coisas boas).
Pude unir um pouco de trabalho , turismo e viajei com minha esposa, a excelentíssima Manu Daher . Eu estava também a frente da produção executiva do show. Quem nos convidou foi a própria embaixada brasileira e fomos muito bem recebidos pelo amigo Mário de Araújo e sue esposa Patrícia Vicentim. A embaixadora Marília Gonçalves nos ofereceu um almoço em sua casa após ter se emocionado no nosso show.
Aproveitando nossa ida para o norte da África, eu e o Mário Conde demos uma “esticada” até a Itália e realizamos 3 apresentações em Milão e Bellaggio, organizadas pelo amigo e excelente tecladista Francesco Mauro.
Aproveitei e deixei Cds meus com artistas e apreciadores nestes países. Não se espante se estiver um dia na Tunísia e escutar “Asfrenando” na rádio local....
De volta ao Brasil estaremos entrando em estúdio dias 8 e 9 de julho para a gravação do novo CD de Raul de Souza, aguardem !!!

Glauco Sölter

Nenhum comentário: